Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, que será neste domingo, 22 de setembro, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, promoverá uma série de ações no Paço Municipal.

A principal delas é a ciclofaixa de lazer que será implantada exclusivamente neste dia no entorno do Paço, no período das 9h às 13h. Monitores e agentes de trânsito estarão no local para garantir a organização e segurança dos participantes.

No estacionamento da Prefeitura, na entrada de visitantes, o Serviço de Educação e Segurança no Trânsito montará um circuito ciclístico para crianças. No local, os pequenos também poderão se divertir com atividades recreativas, como tênis de mesa.

O evento ainda contará com a presença do Ecomóvel, da Secretaria de Gestão Ambiental, para orientações de educação ambiental e distribuição de cartilhas educativas sobre a preservação do meio ambiente.

De acordo os organizadores, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e conscientizar a população sobre a utilização do automóvel de forma racional, de modo a contribuir para a melhoria do trânsito e diminuição da poluição ambiental.

“A intenção é mobilizar o maior número de pessoas para a campanha e, ao menos neste dia, deixar o carro em casa para usar o transporte coletivo ou a bicicleta”, explica a consultora especialista em Planejamento de Transporte Urbano, Andrea Brisida.

Mobilidade – A ação faz parte da programação do Mês da Mobilidade Urbana de São Bernardo, que continua até o dia 30 deste mês com uma série de atividades envolvendo mobilidade sustentável, inclusão e meio ambiente. O calendário foi elaborado como extensão da Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro para ser realizada de 18 a 25 de setembro de cada ano.

História – A história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional ´Na Cidade, sem meu Carro`, reunindo 760 cidades. No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades e, em São Paulo, é realizada desde 2005.

São Bernardo promoverá ações para marcar o Dia Mundial Sem Carro

São Bernardo promoverá ações para marcar o Dia Mundial Sem Carro