A aproximação do Natal trouxe uma novidade à programação do Parque Escola. Nos dias 28 e 29, especialistas ensinam a fazer um boneco de neve para decoração, utilizando material reciclável. Há turmas pela manhã e à tarde. Neste mês, o espaço oferece, na área de artesanato, curso de noções básicas de pintura em óleo sobre tela, oficinas para fazer caderno de fitas, decoupage em madeira para caixa de jóia personalizada e oficina de terrário.

Além disso, no curso Usando as emoções para sustentabilidade da existência, que será realizado nos dias 26, 27 e 28, o bioneurocientista Rui Pallone preparará os participantes para uma entrada especial no próximo ano. O objetivo é usar recursos da natureza humana para que o intelecto tenha autonomia. A ideia é tornar o indivíduo proativo, independente, sem apego, capaz de superar obstáculos para alcançar a realização pessoal.

As inscrições para o curso de informática básica, que tem duração de três dias, também estão abertas. As aulas são voltadas para quem não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, com informações sobre como utilizar o mouse e o teclado, além do uso da internet. As turmas serão formadas às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, e aos sábados, também nos dois horários.

O Parque Escola tem ainda Yoga, às segundas-feiras (17h30), Tai-chi-chuan, quartas-feiras (14h) e Lian Gong, a prática corporal oriental que mescla a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, sextas-feiras (9h), além de orientação para caminhada às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h.

PARQUE ESCOLA – O espaço, de 50 mil m², criado em 1997 para promover a educação ambiental, além de permitir aos visitantes o contato com a natureza, é fonte de informações sobre biologia, botânica e reciclagem, principais temas da programação de atividades do local. Além disso, o agendamento de visitas monitoradas por escolas é uma das principais atividades realizadas, por causa das diversas coleções de plantas nativas e exóticas e construções baseadas em reaproveitamento de materiais e sustentabilidade.

Todas as atividades são gratuitas. Inscrições pelo telefone 3356- 9050.

Veja abaixo a programação detalhada:

Pintura em tela
Noções básicas de técnicas de pintura em óleo sobre tela
Sueli R. S. Pereira – Artista plástica e voluntária Parque Escola
Datas: 11, 18 e 25/11 e 2, 9 e 16/12
Horário: das 9h às 11h30

Usando as Emoções para Sustentabilidade da Existência
Uma preparação para 2014 de forma “sui generis”, usando os recursos da natureza humana para que o intelecto tenha autonomia. Tornando-se proativo, independente, sem apego, superando obstáculos com o objetivo de alcançar o tempo de realização.
Rui Pallone – Bioneurocientista e voluntário do Parque Escola
Datas: 26, 27 e 28/11
Horário: das 19h30 às 22h

OFICINAS
Informática Básica
Neste curso, o participante terá a oportunidade de aprender a utilizar o mouse, o teclado e a digitar, além de aprender a utilizar as ferramentas da Internet.
Monitor de Inclusão Digital
Local: Parque Escola
Datas: 12, 19 e 26/11 (terças-feiras) e 14, 21 e 28/11(quintas-feiras)
Horários: das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h
Aos sábados: 16, 23 e 30/11, das 9h30 às 10h30 e das 13h às 14h

Boneco de Neve
Aprenda a fazer um lindo boneco de neve com materiais de reciclagem e use como decoração natalina.
Trazer 1 metro de manta acrílica
Equipe Sucatoteca
Datas: 27 e 28/11
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Caderno de fitas
Transforme seu caderno em uma belíssima obra de arte com restos de fitas.
Trazer: um caderno pequeno capa dura de brochura e fitas
Equipe Parque Escola
Data: 21/11
Horário: das 14h às 16h

Decoupage em madeira
Transforme sua caixinha que está guardada em uma linda peça de arte utilitária.
Trazer: uma caixinha em madeira e papel para decoupage a gosto.
Equipe Parque Escola
Data: 14/11
Horário: 14h às 16h

Terrário
Um pequeno jardim fechado e auto-suficiente funcionando como um micro ecossistema. Histórico, instrumentos e substratos usados para sua montagem.
Trazer: 1 pote de vidro com tampa
Equipe Parque Escola
Data: 22/11
Horário: 14h às 16h

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP).
Nas creches são atendidas atualmente 6,8 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 2.6 mil com idades entre 4 e 5 anos. Já nas Emeiefs, serão atendidas este ano 20,5 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil de 4 a 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.