O Centro Cultural Diadema será palco do show em lançamento do CD “Rabecas e Violas”, que acontecerá na próxima quinta-feira (31/10) às 20h. Valmir Roza e Bob Mendez apresentam canções autorais do CD do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

O disco é composto por melodias instrumentais que contam a história das raízes da música paulista. Os músicos utilizam rabecas, violas e percussão produzidas artesanalmente por Valmir, que além de tocar os instrumentos, também é pesquisador da cultura e artesão.

Rabeca – Instrumento de corda com arco semelhante a um violino. Existem rabecas de três, quatro e às vezes de cinco cordas, e podem ser feitas de tripa ou a partir de restos de cavaquinhos, bandolins ou violões. As afinações se alteram de acordo com o rabequeiro (tocador de rabeca).

Viola –  A viola tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em cinco pares. É usado na música popular brasileira, especialmente na caipira de raiz. Julia Piraíno

Serviço
Show Rabecas e Violas
Data: 31 de outubro (quinta-feira) às 20h
Local: Centro Cultural Diadema
Endereço: Rua Graciosa, 300 – Centro – Tel: 4056-3366